C. R. Rubim



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Religiões e Religiosidades

C. R. Rubim, 25/06/21.

Sabemos que a Igreja exprime a sua confiança na possibilidade de falar de Deus a todos os homens e com todos os homens (CIC-39). E sabemos que diálogo inter-religioso é a ideia de que as diferentes religiões do mundo devem evitar a busca pela supremacia mundial e, ao invés disso, devem dialogar e se respeitar mutuamente, procurando evitar conflitos com motivação religiosa onde busca uma relação de diálogo entre religiões e grupos religiosos.

Já o diálogo-ecumênico é o movimento nas igrejas cristãs que prega a Paz mundial e a intensificação da divulgação do evangelho.

Esse movimento prega a união de todas as igrejas cristãs, baseados no que Jesus disse: Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor (São João 10:16).

A relação entre elas é que seu objetivo é promover a unidade entre as igrejas e religiões afirmando que, embora existam diferenças, é possível a convivência e o respeito.

Deus criou o homem por pura bondade e incutiu nele o desejo de conhecê-lo quando Fez o homem do pó da terra e soprou o espírito nas suas narinas.

De uma forma ou de outra todos os homens acabam levando os diálogos para o universo religioso.

O senso religioso existe em todas as pessoas. O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, visto que o homem é criado por Deus e para Deus (CIC- 27). Tantos os que creem quanto os que não creem falam de Deus. Uns justificam porque creem e outros justificam porque não creem.

É possível relacionar o diálogo inter-religioso com o artigo 5º da constituição brasileira de 1988, pois ambos têm que todos são iguais e tem os mesmos direitos e todos tem o livre arbítrio de escolher o que querem. o homem deve poder professar livremente a religião, tanto em particular como em público” (CIC- 2137), diz a Igreja Católica.

E, portanto os cristãos católicos também podem professar livremente o que é a doutrina católica, desde que não desrespeitem ninguém, na tentativa de que haja um só rebanho e um só pastor.

Jesus Cristo disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai a não ser por mim (João 14,6). E Jesus deixou a Eucaristia na Igreja Católica através da transubstanciação, e Jesus disse: Quem não comer o meu corpo e não beber o meu sangue não tem parte comigo (João 6-53). Jesus disse também: Eu Sou o pão da vida.

Nas práticas alinhadas aos princípios do diálogo inter-religioso sito um exemplo de um caso verídico acontecido. Sendo três comunidades católicas em um determinado vilarejo, e numa dessas três comunidades, o casal líder, sendo a esposa católica e o marido protestante. Foi realizado um diálogo inter-religioso com a presença do Pároco e pastores protestantes com pregações. Alguns meses depois, tristemente, alguém subiu em cima da Capela Católica da comunidade e atirou a imagem do Santo da Capela aonde havia sido realizado o dialogo inter religioso , de cima do telhado. Atirou de cima do nicho aonde estava quebrando-a e depois arrombaram a sala da catequese e arrancaram os cartazes das paredes, com grande desrespeito.

Mas como dizia Santo Afonso de Ligório: Deus não permitiria um mal se não pudesse tirar um bem infinitamente maior.

Não sabemos os propósitos de Deus. E respeitando podemos dar exemplo e mudar a mentalidade de muitos para o bem. É a conversão, a metanóia, a mudança de mentalidade. Sede Santos, pois eu sou Santo. (1 Pedro1:16). Procurar ser exemplo, configurados a Jesus, com a mente de Jesus e assim transformar a humanidade, sendo luzes para os demais. Sempre tendo a Graça de perdoar. Tendo confiança de falar de Deus a todos os homens e com todos os homens, pois, já crucificamos nossos pecados junto com a cruz de Jesus e mudamos de mentalidade.

Fonte de Pesquisa

  • Bíblia Sagrada Ave Maria - Editora Ave Maria - Edição Claretiana 2016

  • Catecismo da Igreja Católica - Edições CNBB 2013

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